Nas análises, reflexões e discussões apresentadas no vídeo pelos pesquisadores, é possível compreender que administração empresarial e administração escolar tem suas diferenças e semelhanças nas relações sociais e objetivos. Quando nos referimos a empresa, vem logo à cabeça o produto a ser construído, vendido e o lucro como resultado da força do trabalho, tendo em vista uma sociedade extremamente capitalista. Ou seja, as fábricas, empresas no geral visam o objeto. Contudo, ambas as instituições buscam o lucro, mas de forma diferente: Segundo Taylon, fábrica e escola estão inseridas no contexto das práticas de administração. Sendo que a escola objetiva ensinar os alunos. Para isso, a escola dispõe de uma organização que envolve muitos sujeitos para que a aprendizagem aconteça.
A administração escolar e a pedagogia não estão dissociadas do ato educativo, assim como a administração e o currículo escolar não estão isolados. A escola é um lugar de humanizar e transformar vidas, produzir conhecimento, sujeito histórico, como um organismo vivo em que é representada pelos sujeitos sociais, profissionais, estudantes, professores, gestão escolar. Assim, podemos compreender que o princípio da administração é a mediação, e o meio tem que estar adequado aos fins, com base na fala de Vitor Paro.