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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

por Rian Lucas da Silva - Número de respostas: 5

O primeiro texto "Em busca de um modelo para o Ensino Médio", do boletim "Aprendizagem em Foco", traz importantes discussões para os processos de ensino e de aprendizagem, sobretudo para aqueles cujo comportamento incidem em documentos normativos. Assim, o texto parte, inicialmente, de três premissas básicas: i) experiências internacionais mostram que não há receita única para o sucesso; ii) flexibilização é caminho comum, mas jovens precisam poder rever suas escolhas; e iii) escolha de trajetórias precisa ser feita com critério, para não aumentar ainda mais as desigualdades.

O texto ainda chama atenção para os baixos indicadores de aprendizagem e as altas taxas de evasão no Ensino Médio, que não deixam dúvida de que algo precisa ser mudado para torná-lo mais atrativo e significativo para os jovens brasileiros. Prova disso são os intensos debates que vêm acontecendo desde que, em setembro de 2016, o governo optou por enviar sua proposta de reforma do Ensino Médio via Medida Provisória ao Congresso.  

No caso brasileiro, é importante destacar também que o debate sobre a nova estrutura do Ensino Médio acontece também no âmbito da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que fornece uma oportunidade para organizar de forma mais eficiente os conteúdos e as disciplinas a serem oferecidos a todos os estudantes. Num país com níveis ainda tão altos de desigualdade, é fundamental que as decisões tomadas pelo poder público nessas duas frentes considerem também a urgência de pensar em mecanismos que enfrentem desigualdades raciais, de gênero, regionais, socioeconômicas, além de garantirem aos alunos com deficiência um acolhimento mais efetivo. Porém, a lição maior dos países com bons resultados em educação é de que não é possível dar o salto de qualidade com redução das desigualdades sem considerar também fatores sistêmicos de qualquer modelo educacional, como um mecanismo adequado de financiamento, uma boa gestão do sistema, e a qualificação e valorização profissional dos professores.

O segundo texto "Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional" também traz contribuições vantajosas quando aos processos educacionais. O artigo discute a formulação, os interesses envolvidos, os objetivos de duas novas legislações que alteram aspectos significativos da estrutura da educação brasileira e o binômio novo ensino médio e Base Nacional Comum Curricular, durante o governo Michel Temer (2016–2018). A principal contribuição deste estudo deu-se pela apresentação dos pontos que fragilizam o direito à educação, pela análise de três eixos principais: i) a noção de democracia no contexto do neoliberalismo; ii) o direito à educação e o conhecimento mais amplo da juventude; e iii) medidas que acenam para a privatização da educação.


Abraços!

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos -
O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Por esses motivos foi considerada essencial a implementação de um novo modelo que torne o Ensino Médio mais atraente e aderente à realidade do século XXI. As mudanças da educação do Brasil buscam resultados na conexão dos jovens ao que é ofertado no ensino e maior inserção desses jovens ao mercado de trabalho.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

por Walef Paulo Quintiliano -
Boa tarde, sobre a discussão dos dois artigos propostos nesta atividade, podemos analisar duas contunda distinta proposta! Uma apresentando o número de pessoas em cada pais que concluiu o ensino médio o outro a proposta e a critica relacionada proposta do novo ensino médio em 2017. Primeiramente, o primeiro artigo trás números dos jovens que formaram o ensino básico, podemos notar que o Brasil está em um posição bem inferior. O que é esses países fazem de diferente para ter uma taxa elevada na forção básica? Será têm um investimento que contribui para formação desses jovens ? São muitas perguntas e estudos que podemos analisar para ver qual é direção que esses países têm na formação básica de cada aluno. Cada país age de uma maneira na formação básica de seu aluno, usa estratégias e metodologias diferentes e atrativas para que o aluno possa interessar pelo estudo. O novo ensino médio, foi uma cartada utilizada para propor um ensino de qualidade e atrativo, porém, quando foi proposto para votação na câmera dos deputado em Brasília, não teve um aprofundamento profundo sobre o ensino médio. Quando uma proposta de lei não tem um discussão aprofunda sobre o tema corre o risco dessa proposta não ser muito aceita pela sociedade. Como vimos o novo ensino médio hoje está sendo bastante criticado, porque incluiu novas matérias e diminuiu o número de outras isso deixou uma defasagem no ensino de algumas matérias.
Essa é umas das discursão que eu quero acrescentar sobre o artigo!
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

por Leila Marques Elias -
Olá colega, gostei muito de sua análise dos textos, percebemos no decorrer das leituras fica bastante evidente as visões que divergem e as que veem a reforma do ensino médio e a BNCC no país como positiva. Confesso nesta exposição que tenho poucas leituras sobre a temática e também não tenho experiência na docência na educação básica, então tenho certa dificuldade em dissertar sobre, já que acredito que os profissionais que já atuam podem ter muito mais a explanar a partir da implantação da reforma e o uso da BNCC nas escolas.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario -
Muito Pertinente suas observações e vale ressaltar que a fragilidade da educação está ainda mais evidente, que as diferenças sociais estão ainda maiores e a educação batendo á porta da privatização.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Diálogo(s) a partir dos textos indicados: entre discussões e conceitos

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Sua análise está perfeita, Rian. Concordo com a defesa que você faz dos pontos que fragilizam o direito à educação. É uma abordagem lúdica e que nos leva à reflexão, principalmente quando diz que não é possível dar o salto de qualidade com redução das desigualdades sem considerar também fatores sistêmicos de qualquer modelo educacional, como um mecanismo adequado de financiamento, uma boa gestão do sistema. Concordo com você, colega. Parabéns pela análise e pelas contribuições trazidas aqui. Até a próxima!