O texto Em busca de um modelo para o Ensino Médio, publicado na Revista Aprendizagem em Foco, é prova de que vários fatores implicam no desenvolvimento humano, principalmente no que se refere ao baixo indicador de aprendizagem e as consequências de altas taxas de evasão escolar no Ensino Médio. Para tanto, ao lançar o olhar frente a esta questão, pensa-se sobre a "Reforma do Ensino Médio". É importante compreender que cada país tem sua peculiaridade, singularidade, cultural e social a ponto de comparar realidades distintas de outros países. Nesse sentido, não podemos adotar medidas educativas em países diferentes e aplicá-las em nosso ( Brasil) achando que elas poderão salvar a realidade do contexto brasileiro amenizando a situação mencionada acima. Dialogando com os dois textos, é possível inferir que a discussão sobre o Ensino Médio em nosso país está para além dos níveis de aprendizagem, ou seja, é necessário olhar para a base desde a educação infantil e ensino fundamental, considerando ainda as situações sociais enfrentadas pelos estudantes e ausência de políticas educacionais efetivas que promovam o desenvolvimento humano., uma vez que as desigualdades sociais são reveladas e apresentadas no contexto escolar, não somente por estudarem em escolas públicas, mas pelas condições econômicas desses sujeitos. Sendo assim, podemos reforçar que as dificuldades de aprendizagem contribuem no progresso estudantil e refletindo nos resultados baixos de aprendizagem , defasagem série e idade. Dessa forma, é preciso ficar bem claro sobre que sociedade queremos preparar, que escola queremos oferecer e quais sujeitos queremos formar. A escola é a base de tudo e nela deve estar a virada de chave para o desenvolvimento e sucesso dos estudantes.
Boa noite Roberto!
Realmente, adotar medidas educativas que deram certo em outros países, não é sinônimo de sucesso para nossa educação, uma vez que temos nossas pecularidades e especificidades. É nítido que este modelo adotado não está funcinando como deveria, o que aumenta ainda mais a evasão escolar e a falta de um ensino signicativo, como você apontou
Realmente, adotar medidas educativas que deram certo em outros países, não é sinônimo de sucesso para nossa educação, uma vez que temos nossas pecularidades e especificidades. É nítido que este modelo adotado não está funcinando como deveria, o que aumenta ainda mais a evasão escolar e a falta de um ensino signicativo, como você apontou
Em resposta à Roberto dos Reis Cruz
Re: Reflexão sobre o Ensino Médio
por Patrick Osorio de Melo dos Santos -Saudações Roberto, concordo com você, realmente trasportar mecanicamente politicas educacionais de outros países para o nosso com, certeza não dará certo devido às especificidades de nosso país. E pensar qual escola queremos oferecer e quais sujeitos queremos formar é fundamental.