A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são iniciativas educacionais no Brasil que visam promover mudanças significativas no sistema educacional. Ambas as iniciativas buscam promover uma educação mais alinhada com as demandas contemporâneas, estimulando o protagonismo do aluno, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a preparação para os desafios do século XXI
Mas, precisamos ter uma visão crítica sobre a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. A BNCC foi construída sem a participação social e dentro de um profundo conflito político, sofrendo pressões de diversos grupos de interesse. A reforma do Ensino Médio traz a exclusão de disciplinas obrigatórias, a inserção de temas irrelevantes e o aumento da desigualdade entre as escolas públicas e privadas.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues
Re: BNCC e o Novo Ensino Médio
por Ludymila Furtado Cantanhede -Acredito que a proposta do ensino médio no Brasil precisa de maior carga horária, uma vez que os componentes aumentaram e, para evitar a disparidade já existente entre escolas públicas e privadas, é necessário uma nova estratégia de implantação (sem revogação) através das propostas de escolas em tempo integral que caminha junto com capacitação de professores, melhor infraestrutura e condições de manter os estudantes na escola.