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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Ensino Médio

Ensino Médio

por Jacqueline Augusta de Almeida - Número de respostas: 1

O meu TCC na graduação teve como foco a relação dos jovens do Ensino Médio com a escola. No levantamento bibliográfico, constatei que o Ensino Médio no Brasil enfrenta desafios como a ausência de identidade definida, dicotomia em suas finalidades, incompatibilidade entre a formação oferecida e as demandas dos jovens e da sociedade, condições precárias para o exercício docente, dificuldades para ampliar o acesso e a permanência dos jovens na escola, entre outros.

Assim, as críticas apresentadas no artigo “Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo Ensino Médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional” são coerentes com o histórico dessa etapa da Educação Básica.

Considero que a reforma do Ensino Médio aprovada durante o governo antidemocrático foi um projeto para manter os jovens periféricos longe das cadeiras das Universidades Públicas. O processo de expansão da Universidade Pública através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) levou muitos jovens de escolas públicas, periféricos, negros e indígenas para o Ensino Superior, possibilitando a esses sujeitos conquistar o primeiro diploma universitário de gerações de uma família.

Essa conquista não agradou a todos, principalmente à elite e seus simpatizantes. Alguns disseram que o ingresso desses jovens provocou a "perda da qualidade" da Universidade Pública. Assim, a reforma do Ensino Médio veio para frear essa trajetória e oferecer um ensino mínimo e direcionado ao mercado de trabalho. O futuro próspero para os jovens parece limitado considerando os constantes ataques à educação.



Em resposta à Jacqueline Augusta de Almeida

Re: Ensino Médio

por Isabela Pereira -
Compreendo perfeitamente a perspectiva apresentada. É preocupante como o Ensino Médio enfrenta desafios estruturais, como a falta de alinhamento entre o que é oferecido e as necessidades reais dos jovens. Além disso, a análise sobre a reforma do Ensino Médio, levantando a possibilidade de ser uma medida que limita o acesso de determinados grupos ao Ensino Superior, é uma reflexão crítica e pertinente. É fundamental buscar políticas educacionais que promovam inclusão e qualidade, sem restringir oportunidades educacionais para grupos historicamente marginalizados.