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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Análise dos artigos propostos

Análise dos artigos propostos

por Jose Lazaro Pereira de Souza - Número de respostas: 4

Percebe-se, ao analisar os dois textos indicados que cada um deles se posiciona de maneira bem clara no que se refere à ideologia defendida. O primeiro tenta justificar as reformas que estavam (e ainda) em curso no cenário educacional brasileiro. Enquanto que, o segundo posiciona-se de maneira bastante crítica em relação a essas reformas.

O texto “em busca de um modelo para o ensino médio”, sob uma forte tendência neoliberal, defende, de forma velada, as práticas educacionais internacionais que, embora, em seu conteúdo, afirme que não devem ser modelos a serem copiados, deixam claro que são inspirações para as reformas que, segundo o material em estudo, devem ocorrer no Brasil, para que, dessa maneira a problemática do Ensino Médio brasileiro possa ser minorada. O texto evidencia sua tendência neoliberal quando aponta como principal fundamento para o estudo o fato de os especialistas que debateram a situação educacional terem sido convidados pelo Instituto Unibanco.

 O texto “Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional”, por sua vez, discute, à luz de uma série de documentos, as reformas que vem ocorrendo no campo educacional desde o ano de 2016 e enfatiza que estas reformas são extremamente preocupantes, uma vez que, segundo o estudo, objetivam fragilizar ainda mais a escola pública para que os seus financiadores possam se apropriar dos investimentos públicos destinados à educação. O texto ainda afirma que a escola pública, para muitos jovens provenientes de famílias em vulnerabilidade social, são os únicos espaços que lhes garante uma socialização e deve garantir, ainda, de forma gratuita, uma educação de qualidade científica, pedagógica e democrática que contribua para formar integralmente este cidadão.


Em resposta à Jose Lazaro Pereira de Souza

Re: Análise dos artigos propostos

por Leila Marques Elias -
Olá colega, parabéns pela excelente análise dos textos, acredito que vivenciamos um período conturbado na história política do país nos últimos anos e como é comum no Brasil pensar um projeto educacicional a partir das intenções dos políticos que estão no poder, não seria diferente com a reforma e a implantação da BNCC no Brasil. Sabemos que as mudanças no mundo tem ocorrido em um velocidade inigualável na história especificamente a partir da globalização e isso tem se refletido de forma avassaladora na educação, nossos estudantes estão imersos em realidades sociais e econômicas diversas e com isso a pressão educacional aumenta, sendo assim a escola passa a ser o espaço onde a pressão é gigante, essa pressão advém de  uma tentativa de apresentar ao mundo que tipo de sujeito estão sendo preparados. Além disso, sabemos também que a educação no Brasil, assim como em qualquer lugar, é um campo de disputa, principalmente ideológica, nesse ponto a quem pode interessar uma educação mecanicista, onde o sujeito seja pensado e formado para atender a uma lógica de mercado e sendo destituído de sua capacidade pensante?
Em resposta à Jose Lazaro Pereira de Souza

Re: Análise dos artigos propostos

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Olá, colega!

Sua colocação é precisa!

Os textos são opostos, embora a gente sempre tenha a impressão de que comunicações como a do Boletim sejam mais objetivas e as outras, como as da Revista, muito teóricas. Ambos os textos comunicam e expressam um pensamento e práxis políticos - um sendo mais formalista, enxuto, não exigindo análises e pensamento crítico; enquanto o outro exige de nós (e de quem o lê) a reflexão crítica e, quando se volta para o texto 1, nota-se que aqueles argumentos não dão conta da realidade brasileira. O eixo central, comum a ambos: a necessidade de reforma do Ensino Médio e a BNCC. O que diferencia as abordagens desse mesmo eixo envolve os objetivos a serem alcançados (mercantilização da educação pública versus educação pública de qualidade) e quem está por trás deles.

Parabéns!
Em resposta à Jose Lazaro Pereira de Souza

Re: Análise dos artigos propostos

por Débora Gonçalves Barbosa -
Boa tarde! Parabéns pela reflexão dos textos. Concordo com a sua interpretação, o primeiro texto tenciona legitimar uma política neoliberal que defende a reforma como uma estratégia para a melhoria da qualidade na educação, o posicionamento político é descarado.
Em resposta à Jose Lazaro Pereira de Souza

Re: Análise dos artigos propostos

por Kamila Ribeiro da Silva -
Ótima análise, colega. Concordo que ambos os textos marcam posicionamentos e que o primeiro deixa sua posição menos enfatizada que o segundo. O que temos vivido na educação é um movimento constante de mercantilização, desvalorização do ensino público e imposição de políticas neoliberais.