O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio de origem genética que afeta crianças, adolescentes e até mesmo adultos.
Suas principais características são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Vale ressaltar que o TDAH se manifesta de diferentes formas em cada indivíduo, podendo variar na intensidade e na combinação desses sintomas.
Algumas práticas pedagógicas que podem ajudar na condução dos trabalhos escolares com as crianças que têm TDAH, são: utilizar recursos tecnológicos, como aplicativos educacionais, oferecer opções de aprendizagem adaptadas, fazer parceria com pais e profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, treinar as habilidades sociais, promover atividades que estimulem a empatia e a cooperação.
Lembrando que cada estudante é único, e as estratégias que funcionam para um podem não ser tão eficazes para outro, a abordagem pedagógica deve ser flexível e adaptada às necessidades individuais de cada aluno com TDAH. Além disso, é fundamental envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, pais e profissionais de saúde, para proporcionar um suporte abrangente.