Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

CARACTERÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS FUNCIONAIS

CARACTERÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS FUNCIONAIS

por Willians dos Santos Lúcio - Número de respostas: 1

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio de origem genética que afeta crianças, adolescentes e até mesmo adultos.

Suas principais características são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Vale ressaltar que o TDAH se manifesta de diferentes formas em cada indivíduo, podendo variar na intensidade e na combinação desses sintomas.

Algumas práticas pedagógicas que podem ajudar na condução dos trabalhos escolares com as crianças que têm TDAH, são: utilizar recursos tecnológicos, como aplicativos educacionais, oferecer opções de aprendizagem adaptadas, fazer parceria com pais e profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, treinar as habilidades sociais, promover atividades que estimulem a empatia e a cooperação.

 

Lembrando que cada estudante é único, e as estratégias que funcionam para um podem não ser tão eficazes para outro, a abordagem pedagógica deve ser flexível e adaptada às necessidades individuais de cada aluno com TDAH. Além disso, é fundamental envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, pais e profissionais de saúde, para proporcionar um suporte abrangente.

 


Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: CARACTERÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS FUNCIONAIS

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Willians, acredito que a falta de uma equipe multidisciplinar seja um dos principais desafios atualmente, quando falamos da inclusão de uma criança com TDAH na escola.
Essa questão afeta não só os estudantes, mas também os docentes. Como vimos em leituras anteriores, muitos professores não se sentem preparados para lidar com alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno - insegurança que poderia ser minimizada por um grupo de apoio multidisciplinar, com profissionais especializados e psicólogos, por exemplo.