Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

O atropelo da reforma do Ensino Médio no Brasil

O atropelo da reforma do Ensino Médio no Brasil

por Ludymila Furtado Cantanhede - Número de respostas: 2

A reformulação do ensino médio teve como base a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e da Resolução do Conselho Nacional de Educação - CNE/CEB Nº 3/2018, levando os estados brasileiros a atualizarem a matriz curricular do ensino médio. A proposta foi que, através de um currículo contextualizado e fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a matriz contribuísse de forma mais ativa com a ampliação de aprendizagens essenciais na formação dos estudantes como atores mais críticos e protagonistas do meio social de maneira responsável. A mudança era necessária, porém precisaria ser feito de forma mais estruturada, conecta e discutida de maneira mais ampla entre todas as camadas da sociedade, inclusive de profissionais da educação em todas as categorias. Além disso, a implementação deveria ter sido acompanhada de perto pelo ministério da educação com o mesmo padrão e em uniformidade em todo os estados. 

Em resposta à Ludymila Furtado Cantanhede

Re: O atropelo da reforma do Ensino Médio no Brasil

por Daniel Santos Mota -
O grande problema é que, apesar do falatório, as mudanças que o governo atual propõe ao Ensino Médio também tem um alcance limitado feito com um instrumento de pesquisa bastante limitado e criticado por educadores e alunos. A essência da BNCC precisa ser revista.
Em resposta à Ludymila Furtado Cantanhede

Re: O atropelo da reforma do Ensino Médio no Brasil

por Ana Raquel Alves de Negreiros -
Considero que uma das maiores problemáticas da instalação das reformas educacionais no país foi a falta de diálogo com a realidade e a pressa na implementação, o que resulta no não cumprimento da proposta e, consequentemente, defasagens educacionais e aumento da desigualdade.