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Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Reflexões

Re: Reflexões

por Maria Luiza Lima Pereira - Número de respostas: 0
Olá Mailson,

Sua observação é muito pertinente. A Síndrome de Rett e a Síndrome de Asperger apresentam desafios e necessidades diferentes. Como você mencionou, a Síndrome de Rett pode ser particularmente desafiadora devido à regressão das habilidades adquiridas, como a fala. Isso requer uma abordagem pedagógica que seja adaptável e capaz de atender às mudanças nas necessidades do aluno.

Por outro lado, a Síndrome de Asperger, embora apresente seus próprios desafios, como dificuldades ou pouco interesse em interações sociais, também pode oferecer oportunidades únicas. Com o acompanhamento adequado e os estímulos necessários, esses indivíduos podem se adaptar socialmente de maneira mais funcional. Isso pode levar a estratégias pedagógicas mais eficazes, como a utilização de seus interesses em temas ou objetos específicos no desenvolvimento de atividades que requerem atenção aos detalhes e precisão.

Além disso, concordo plenamente com você sobre a importância de conhecer a pessoa, suas especificidades, a síndrome e a família. Cada aluno é único e, portanto, as intervenções pedagógicas devem ser personalizadas para atender às suas necessidades individuais. Isso é especialmente verdadeiro para alunos com autismo, onde a variação nos sintomas e habilidades pode ser bastante ampla.

Nesse sentido, acredito a chave para o acompanhamento educacional de alunos com Síndrome de Rett e Síndrome de Asperger é a personalização da abordagem pedagógica, a promoção de um ambiente de aprendizado inclusivo e a colaboração contínua com a família e outros profissionais de apoio.