De maneira geral, as relações na instituição de ensino precisam ser baseadas nas habilidades da empatia, respeito, autoconsciência e comunicação.
Acredito que o gestor, ao promover as políticas, coordenar demandas e implementar estratégias de forma democrática, precisa exercer a escuta ativa e não agir de forma engessada nas suas crenças e planos pessoais ou individuais. Conhecer a comunidade e seus contextos é importante para tomada de decisões, assim como ter ciência de suas responsabilidades como um profissional ético e respeitoso.
Estar interessado na melhoria da sua instituição, passando pelas questões de ensino, socioemocionais e estruturais é um bom caminho para que todos os participantes contribuam na gestão escolar.
Em resposta à Hortencia Helena e Silva Gonzalez
Re: Contribuições para gestão escolar
por Ludymila Furtado Cantanhede -Verdade Hortência. O sentimento de equipe e de pertencimento a ela é um grande diferencial no sucesso da gestão e consequentemente na melhoria do trabalho.
Em resposta à Hortencia Helena e Silva Gonzalez
Re: Contribuições para gestão escolar
por Aleise Guimarães Carvalho -Concordo com seu posicionamento.
Não existe ambiente democrático, com gestão democrática, se não há comunicação do gestor com a equipe nem da equipe entre si. Cabe ao gestor concretizar o canal de comunicação na instituição: gestor-equipe e equipe-equipe.
Não existe ambiente democrático, com gestão democrática, se não há comunicação do gestor com a equipe nem da equipe entre si. Cabe ao gestor concretizar o canal de comunicação na instituição: gestor-equipe e equipe-equipe.