Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Reflexão a partir das tirinhas

Reflexão a partir das tirinhas

por Rian Lucas da Silva - Número de respostas: 6

  • Já que os conflitos são naturais em uma organização, quais as habilidades que um gestor escolar deve ter para conseguir fazer com que a sua equipe se mantenha unida? E qual a contribuição positiva que os demais participantes da instituição de ensino podem dar para a união da equipe?

Rian Lucas da Silva (IFMG/UEFS)

Sabe-se que é natural, sempre que envolve seres humanos, a existência de conflitos - aqui entendidos realmente como discussões, por vezes, até violentas entre membros de equipes. Pensando no ambiente escolar, é impossível pressupor a possibilidade de uma gestão escolar pautada sob o individualismo, sobretudo se considerarmos que a escola, para além de diversas instâncias formadoras, também precisa de ajudas externas, como a comunidade coletiva. 

Ao partir desse entendimento, penso que algumas habilidades são necessárias a quaisquer gestores, tais como: responsabilidade; espírito de coletividade; colaboração; empatia; solidariedade e respeito mútuo. Essas habilidades, quando estimuladas no exercício de gestores e/ou de professores, podem fazer a efetiva diferença na instituição escolar. 

Ademais, urge que demais envolvidos da comunidade sejam presentes nas tomadas de decisões da escola. Assim sendo, participantes como a própria comunidade, os pais, os professores, os alunos e até os funcionários da escola precisam estar em constante diálogo, a fim de que se crie, definitivamente, um espaço propício para o desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem de nossos discentes.



Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Reflexão a partir das tirinhas

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Olá, colega!

Seu argumento é muito válido, sobretudo quando menciona a necessária presença da comunidade para a/na tomada de decisões. Nesse sentido, o gestor é "testado" na sua capacidade de conseguir uma participação efetiva da comunidade (entorno escolar, pais etc.) - compondo, por exemplo, o colegiado da sua unidade. Ao fazer isso ele alcança faz a Instituição Escola cumprir um dos seus papeis!!!

Ao fazer isso, ele dá a essa comunidade a sua devida importância e a faz perceber que ela pode contribuir significativamente para um ambiente escolar o mais democratico possível.

Parabéns!!
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Reflexão a partir das tirinhas

por Kamila Ribeiro da Silva -
Acredito na gestão participativa e tomada de decisões de forma coletiva. No entanto, ainda não vi ocorrer em escolas municipais e estaduais.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Reflexão a partir das tirinhas

por Leila Marques Elias -
Olá colega;
Parabéns por sua colocação no fórum, sempre gosto de ler suas postagens, pois, sempre é muito assertivo nas discussões. Manter uma equipe unida e enganjada em uma organização sem dúvidas é um dos maiores desafios de ser enfrentar, contudo, acredito ser possível desde que todos estejam dispostos a ouvir uns aos outros e juntos planejarem as ações necessárias ao bom desempenho dos trabalhos nas instituições escolares.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Reflexão a partir das tirinhas

por Silmara Elias de Souza -
Olá colega!!! Também acredito na responsabilidade e respeito mútuo para o bom relacionamento em equipe. O ambiente escolar requer muito profissionalismo e ética. Pessoas que sejam exemplo de boa conduta para a sociedade.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Reflexão a partir das tirinhas

por Vanessa Rosa de Oliveira -
Olá Rian, você foi bem feliz na sua colocação, o ambiente de trabalho, por si só já é algo estressante, então cultivar valores e estimular a equipe a desenvolvê-los contribui para que o ambiente se torne mais prazeroso e automaticamente gera bons frutos.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Reflexão a partir das tirinhas

por Lucas Mateus dos Santos -
Olá, colega! Compreendo suas ideias. A gestão escolar, ao lidar com a complexidade das relações humanas, deve, sem dúvida, ser pautada por valores que promovam a coletividade e a colaboração. Acredito que, ao cultivar essas habilidades entre gestores e professores, é possível criar uma atmosfera propícia ao desenvolvimento integral dos alunos. A inclusão dos pais, alunos, professores e funcionários nas decisões escolares promove uma gestão mais democrática e alinhada às necessidades reais da comunidade educativa. Esse diálogo constante não apenas fortalece os laços entre os envolvidos, mas também contribui para a eficácia das práticas de ensino e aprendizagem.