- Já que os conflitos são naturais em uma organização, quais as habilidades que um gestor escolar deve ter para conseguir fazer com que a sua equipe se mantenha unida? E qual a contribuição positiva que os demais participantes da instituição de ensino podem dar para a união da equipe?
Rian Lucas da Silva (IFMG/UEFS)
Sabe-se que é natural, sempre que envolve seres humanos, a existência de conflitos - aqui entendidos realmente como discussões, por vezes, até violentas entre membros de equipes. Pensando no ambiente escolar, é impossível pressupor a possibilidade de uma gestão escolar pautada sob o individualismo, sobretudo se considerarmos que a escola, para além de diversas instâncias formadoras, também precisa de ajudas externas, como a comunidade coletiva.
Ao partir desse entendimento, penso que algumas habilidades são necessárias a quaisquer gestores, tais como: responsabilidade; espírito de coletividade; colaboração; empatia; solidariedade e respeito mútuo. Essas habilidades, quando estimuladas no exercício de gestores e/ou de professores, podem fazer a efetiva diferença na instituição escolar.
Ademais, urge que demais envolvidos da comunidade sejam presentes nas tomadas de decisões da escola. Assim sendo, participantes como a própria comunidade, os pais, os professores, os alunos e até os funcionários da escola precisam estar em constante diálogo, a fim de que se crie, definitivamente, um espaço propício para o desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem de nossos discentes.