A partir do vídeo e da leitura do texto, é possível observar que o professor deve ter um cuidado maior ao elaborar provas e atividades, considerar o tempo de aplicação e criar estratégias que não prejudiquem o aluno (seja a prova oral, a continuação da prova na aula seguinte/ no dia seguinte). Além disso, no dia a dia, o professor deve incentivar a interação desse aluno, para que ele se distraia com a aula - e não durante a aula.
Contudo, na prática, são visíveis desafios ao tentar implementar essas teorias. Muitas vezes, a gestão escolar não vê com "bons olhos" a concessão de maior liberdade ao professor na condução da sala de aula de modo menos tradicional. Por exemplo, no ambiente que trabalho é inimaginável permitir que um aluno continue a prova no dia seguinte, independentemente da demanda que ele apresente. Isso cria obstáculos para a aplicação efetiva das estratégias sugeridas, dificultando a criação de ambientes mais adaptados às necessidades individuais dos alunos, especialmente daqueles com demandas específicas, como mencionado no contexto do vídeo e texto.