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Atividade 3.1 - Fórum temático

TDAH e a relação gestão-professor

TDAH e a relação gestão-professor

por Rayane Araújo Gonçalves - Número de respostas: 1

A partir do vídeo e da leitura do texto, é possível observar que o professor deve ter um cuidado maior ao elaborar provas e atividades, considerar o tempo de aplicação e criar estratégias que não prejudiquem o aluno (seja a prova oral, a continuação da prova na aula seguinte/ no dia seguinte). Além disso, no dia a dia, o professor deve incentivar a interação desse aluno, para que ele se distraia com a aula - e não durante a aula. 

Contudo, na prática, são visíveis desafios ao tentar implementar essas teorias. Muitas vezes, a gestão escolar não vê com "bons olhos" a concessão de maior liberdade ao professor na condução da sala de aula de modo menos tradicional. Por exemplo, no ambiente que trabalho é inimaginável permitir que um aluno continue a prova no dia seguinte, independentemente da demanda que ele apresente. Isso cria obstáculos para a aplicação efetiva das estratégias sugeridas, dificultando a criação de ambientes mais adaptados às necessidades individuais dos alunos, especialmente daqueles com demandas específicas, como mencionado no contexto do vídeo e texto. 

Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: TDAH e a relação gestão-professor

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -
Concordo totalmente, Rayane. Infelizmente, muitas escolas não se abrem para atualizar os moldes avaliativos; esquecem que se dá de forma processual, e por isso é necessário romper com a ideia de que a verificação da aprendizagem de uma criança é o resultado de sua resposta à uma prova num único dia, com a exigência de raciocinar e/ou decorar sob inúmeras pressões, e no caso dos estudos dessa semana, com TDAH, uma condição que ela não pode modificar. Existem formas de permitir que esses alunos possam fazer tais atividades gradativamente, ou de modo ativo, com atividades que aproveitem suas habilidades e estimulem outras, sem enfatizar a ansiedade e outras questões negativas que podem surgir e atrapalhar o pleno desenvolvimento desse estudante.