Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

A Gestão compartilhada!

A Gestão compartilhada!

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario - Número de respostas: 2

Boa noite a todos e todas, de maneira geral trabalhar em equipe é um grande desafio que exige um esforço grande do gestor como também de sua equipe.  E nossa discussão gira hoje em cima destas questões: quais as habilidades que um gestor escolar deve ter para conseguir fazer com que a sua equipe se mantenha unida? E qual a contribuição positiva que os demais participantes da instituição de ensino podem dar para a união da equipe?
Primeiramente a habilidade que o gestor tem que ter é o de ouvir sua equipe, depois ter humildade de avaliar as sugestões da mesma para que juntos possam chegar a um denominador comum sobre tal assunto. O Gestor que se sente chefe e pensa que ele manda e os outros obedecem, ele perde a oportunidade de ter sua equipe trabalhando satisfeita e em consonância com os demais. Clero que há discordâncias, opiniões contrarias e como diz o texto normal, mas quando se ha a famosa democracia se discute o assunto para chegar à melhor opção. Outra habilidade do gestor é confiar e dar créditos a sua equipe, fazendo assim com que ela se sinta eficaz e ao mesmo tempo sinta parte da gestão, sabendo que seu gestor vai confiar nela como também mediadora do conflito. A equipe se estiver unida e caminhando juntos seja nos conflitos e nas decisões importantes da unidade, esta agrega ideias, valores e experiências juntamente com os demais. Uma equipe engajada ela faz a unidade escolar andar com harmonia e os mesmos tem prazer em corroborar com a equipe, porém uma equipe que não participa das decisões e discussões pertinentes  a eles, segregam o ambiente e criam resistência e muitas vezes rivalidade com o gestor. Então da habilidade do Gestor depende o sucesso da sua equipe e da instituição. 


Em resposta à Ampelia de Jesus Ramos do Rosario

Re: A Gestão compartilhada!

por Sales Coimbra Fontenele -
Olá, Ampelia

Concordo plenamente com os pontos levantados. A habilidade de um gestor em ouvir sua equipe e avaliar suas sugestões com humildade é, sem dúvida, fundamental para a coesão e o sucesso da equipe. A democracia no ambiente de trabalho, onde todas as opiniões são ouvidas e consideradas, pode levar a soluções mais eficazes e a um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Além disso, a confiança que o gestor deposita em sua equipe não só fortalece a relação entre eles, mas também empodera os membros do grupo de trabalho, fazendo com que se sintam parte integrante da gestão.

Também concordo que uma equipe unida, que caminha junta mesmo diante de conflitos e decisões importantes, é capaz de agregar ideias, valores e experiências valiosas. Por outro lado, uma equipe que não participa das decisões e discussões pertinentes pode criar um ambiente segregado e resistência ao gestor.

Portanto, a habilidade do gestor em gerenciar essas dinâmicas é vital para o sucesso da equipe e da instituição. Acredito que a chave para colocar isso em prática é a comunicação aberta, a confiança mútua e o respeito pelas opiniões e experiências de cada integrante da equipe.
Em resposta à Ampelia de Jesus Ramos do Rosario

Re: A Gestão compartilhada!

por Walef Paulo Quintiliano -
Olá colega, sua colocação sobre a gestão escolar teve uma visão bem ampla daquilo que um gestor tem realizar e tomar as decisões que são realizado pelo gestor. O gestor tem ouvir aquilo que sua equipe tem a dizer, ele tem fazer um copilado das ideias para todos possam tomar uma decisão em conjunto para o bem comum de todos. Outra coisa que o gestor ter como auxilio é sabedoria é dom que ele vai ter adquirir ao longo do tempo para poder enfrentar os problemas e sair deles da melhor maneira possível. Ótima, sua colocação!